18 de abr. de 2011

Do entendimento por "Teoria"

Teoria, do grego θεωρία , é o conhecimento descritivo que permite especulações, contudo puramente racional. O substantivo theoríasignifica ação de contemplar, olhar, examinar, especular.
Existem tantas outras quantas além das Teorias: Da Relatividade; Do Conhecimento; Da Conspiração; Da Evolução, etc...etc.

Uma definição científica de teoria é a de que ela é uma síntese aceita de um vasto campo de conhecimento, consistindo-se de hipóteses necessariamente falseáveis mas não por isto erradas, dúbias ou tão pouco duvidosas, que foram e são permanentemente e devidamente confrontadas com os fatos científicos, fatos estes que integram um conjunto de evidências que, juntamente com as hipóteses, alicerçam o conceito de teoria científica. As hipóteses, em casos específicos, devido à simplicidade e ampla abrangência, podem ser elevadas ao status de leis.
Ressalta-se aqui portanto que uma teoria científica é o conjunto indissociável de dois subconjuntos: o subconjunto de fatos naturais, evidências necessariamente verificáveis mas, ao contrário do que muitos pensam, não obrigatoriamente reprodutíveis, e um subconjunto de hipóteses adequadas à descrição destes fatos, de idéias necessariamente falseáveis, testáveis (e testadas) frente às evidências e que, junto àquele, dão corpo ao conceito de teoria científica.
Seria algo além disso no ponto de vista pessoal e individual? Qual a influência e suas modificações pela aquisição de conhecimentos e/ou informações nos âmbitos culturais - por região / país;  familiar, religiosa, e sócio-econômica?